Você sabia que existe um tipo de luz especial para cada cômodo? E a iluminação do quarto é uma das mais importantes, pois deve ser envolvente e aconchegante.
Muitas vezes, no dia a dia, nem nos damos conta que a luz é um dos principais pontos de atenção em um quarto, mas se ela for ruim ou insuficiente, você com certeza vai se dar conta rapidinho do quanto ela é essencial.
Além de ser parte da decoração, ela pode contribuir para relaxarmos após um longo dia de trabalho e nos sentirmos mais calmos.
Mas ela também pode fazer exatamente o oposto, despertando e gerando incômodo.
Quer saber como distribuir a iluminação do quarto de forma correta e ainda conferir alguns modelos de luminárias ideais para o cômodo?
Então vem com a gente!
Qual iluminação ideal para quarto?
A iluminação ideal para o quarto é a que deixa o ambiente mais aconchegante.
O quarto é o cômodo onde passamos a maior parte da noite e, por isso, ele deve ser relaxante.
A iluminação contribui para tornar o ambiente mais cômodo e, por isso, é um dos principais pontos de atenção.
Ela deve também combinar com a decoração e para isso existem diversos tipos de luminárias, lustres e sancas utilizadas no planejamento das fontes de luz.
Tipos de iluminação para quarto
O tipo de luminária é um ponto essencial, principalmente quando se trata de um quarto de casal.
Com a iluminação certa, nada impede de que cada pessoa do casal utilize diferentes tipos de luz simultaneamente, sem que um atrapalhe o outro.
Plafon
O plafon é um tipo de iluminação direta (direcionada para baixo), indireta (direcionada para cima e se espalhando pelo ambiente) ou difusa (embutido).
Com sua diversidade de modelos e diversos formatos geométricos, os plafons combinam facilmente com qualquer tipo de decoração colocados em todos os tipos de cômodos da casa.
Abajur ou luminária
Os abajures e luminárias possuem luzes mais direcionadas e são itens perfeitos para a mesa de cabeceira na iluminação do quarto do casal.
Esse tipo de luminária também colocado em escrivaninhas, pois ajuda no momento da leitura.
Pendente
A iluminação pendente é muito versátil, usada no centro do quarto, em cima da cabeceira da cama e também em cima da mesa de cabeceira, substituindo o abajur.
Sanca iluminada
A sanca é um tipo de iluminação programada na construção da casa ou em uma reforma.
Isso porque ela é feita a partir de uma moldura com gesso ou madeira no teto, fechada, aberta ou invertida.
Spots
O spot é um ponto de luz que fornece uma iluminação direcionada. iluminar um ponto específico, como um quadro ou espelho, colocados de forma estratégica pelo quarto fazendo a iluminação geral do ambiente.
4 luminárias para quarto que você precisa conhecer
Plafon de argola
Essa peça chama atenção por sua beleza exótica, mas ao mesmo tempo, delicada e imponente.
O mais legal é que você pode ajustar a peça de acordo com o tamanho do quarto, além de reduzir ou aumentar o número de argolas.
A cor também escolhida entre branco e amarelo.
Luminária de mesa Gaiola Aramada
Essa é uma luminária no estilo retrô, no entanto, ela combina tranquilamente com o gênero industrial de decoração.
A iluminação no quarto que segue esse estilo pode ser combinada com clores clean, como o off-white e o cinza e com uma decoração minimalista.
O estilo rústico também combina bastante com este modelo.
Pendente Vintage
A proposta deste pendente em estilo vintage é muito autêntica e tem uma beleza única.
Ele é muito bacana para ser usado como pendente em cima da mesa de cabeceira e seu ângulo é ajustável.
Arandela moderna Globo de Vidro
Se você está procurando por uma iluminação para quarto de casal moderna e bonita, precisa considerar este arandela de parede!
Com uma iluminação difusa, essa luminária é bastante prática para ser colocada ao lado da cabeceira e não tem perigo de cair.
Como ela será colocada na parede, economiza o espaço da mesinha de cabeceira complementada com outro tipo de decoração como plantas e livros, por exemplo.
Qual a melhor cor de LED para colocar no quarto?
Quando falamos em temperatura da luz, a iluminação ideal para o quarto são as luzes quentes, ou seja, com lâmpadas que puxam para o amarelo.
Luzes brancas são ótimas para nos manter acordados e ajudam a manter o foco, pois são mais estimulantes.
Mas não é isso que queremos ao ir dormir, não é mesmo? Por isso, as luzes amarelas nos deixam mais calmos, oferecem tranquilidade e aquela sensação de aconchego que todo mundo merece sentir ao deitar na sua cama, ler um livro, ou assistir um filme após o trabalho.
Entretanto, a temperatura não é a única coisa que devemos nos preocupar quando falamos sobre a iluminação do quarto.
Como distribuir pontos de luz no quarto
Um dos primeiros passos é pensar na quantidade de luz natural. Ainda que seja um local que será mais usado no período noturno, ele também pode precisar de iluminação durante o dia caso haja pouca luz natural.
Outro ponto de atenção são os espelhos e superfícies refletoras. utilizados de forma estratégica para melhorar a iluminação do quarto usando menos pontos de luz.
Além disso, tome cuidado para não colocar muitos pontos de luz que não serão utilizados. o mais importante é buscar equilíbrio, sempre pensando nos locais iluminação mais direta, como a escrivaninha e a mesa de cabeceira.
Quer encontrar a iluminação ideal para o seu quarto? Então confira as opções da Miresa!
Conclusão
Existem vários tipos de iluminação colocadas em um quarto. Por isso, o local exige um planejamento de pontos de luz que se adequem às suas necessidades.
Desde a cor escolhida, até o tipo ideal de ponto de luz e o local onde será colocado , formando um resultado final que faça sentido com a decoração, com a eficiência energética e com a funcionalidade do local.
Um mesmo quarto pode – e deve – contar com diferentes tipos de luz, sejam difusas, diretas ou indiretas.
E você já prestou atenção na iluminação do seu quarto? Que tal torná-la mais eficiente?