Pesquisar
Pesquisar
Rastreie Seu Pedido
Minha Compra

A iluminação para cozinha deve atender a dois pontos principais: ela precisa ser funcional e bonita.

Funcional, pois a cozinha é um cômodo de preparação de alimentos. Ela precisa ser funcional para que gere menos sombras para quem está cozinhando e também para criar um ambiente aconchegante para toda a família comer unida.

Ao mesmo tempo, ela também deve ser bonita. Afinal, não é porque algo é funcional que não precisa também de beleza.

Unir as duas coisas é o melhor dos dois mundos e nós vamos te mostrar as principais dicas de como iluminar a cozinha e também várias ideias e inspirações de pendentes, plafons e spots.

Vamos lá!

Qual a importância de se atentar a iluminação da sua cozinha?

Você sabia que a iluminação da cozinha tem o poder de trazer a percepção de desconforto durante as refeições e até de deixar a comida mais feia?

Mas isso só se ela for feita de forma errada, é claro! Por isso é tão importante escolher com cuidado a iluminação da cozinha.

Uma das funções da iluminação desse ambiente é trazer mais praticidade durante a preparação dos pratos e até de ajudar a evitar acidentes. Isso porque a cozinha é um local que exige concentração, já que é preciso manusear facas e fogo por lá.

5 dicas de iluminação para a sua cozinha

cozinha com vários tipos de iluminação

Que tipo de iluminação devo usar na cozinha?

O primeiro passo é decidir o tipo de iluminação ideal para a cozinha. E a verdade é que não existe apenas um tipo ideal, mas sim a combinação de diferentes pontos de luz e temperaturas.

A luz branca, por exemplo, é a cor ideal para ser usada em locais de preparação do alimento. Isso porque ela oferece uma visão melhor, mais profundidade e é ideal para ajudar na concentração.

A luz pode ser usada em cima de balcões e pias. Já a luz amarela que torna o ambiente mais aconchegante e confortável é uma boa opção para ser colocada nos locais onde as refeições são feitas, como em cima de mesas, por exemplo.

Distribua os pontos de iluminação

Um erro muito comum cometido na iluminação da cozinha é o de colocar apenas uma luz geral na cozinha.

A iluminação em diferentes pontos ajuda a equilibrar o ambiente e oferece mais praticidade no momento de cozinhar.

Se você coloca apenas uma iluminação geral, por exemplo, acaba fazendo sombra no momento de cortar os alimentos e dificulta o preparo e também o momento de lavar a louça.

A luz direcionada cria pontos de luz em equilíbrio e garante mais profundidade. Além disso, cada um possui uma função específica, como iluminar um móvel, revestimentos, objetos e nichos, por exemplo.

Utilize trilhos e spots de led

iluminação ideal para cozinha

Os trilhos e spots de led são ideais para criar esse efeito que mencionamos acima. 

São luzes direcionadas que podem ser colocadas em divisórias de ambientes, como por exemplo, dividindo cozinha e copa.

O direcionamento também pode ser feito para locais como fogão, pia, balcões e mesas.

Quando colocados em armários, como decoração, os pontos de luz ainda oferecem maior sofisticação e são ótimas ideias de iluminação para cozinha.

Os trilhos de luz também são opções bastante modernas que combinam com estilos mais industriais.

Invista em pendentes

cozinha em tons brancos com iluminação realçando o ambiente

Os pendentes são opções bastante versáteis na busca da iluminação ideal para cozinha. 

Assim como os spots, eles também oferecem um tipo de iluminação direcionada.

Ótimos colocados em ilhas, bancadas e mesas, os pendentes são funcionais e decorativos, ajudando a dar à sua cozinha um traço de personalidade e delicadeza.

Geralmente, usados em conjuntos de dois, três ou mais focos de iluminação. Dessa forma, além de reduzir a sombra na cozinha, eles conferem mais praticidade ao criarem diferentes pontos de luz.

Desfrute de plafons

Os plafons são ótimos para a cozinha, pois ajudam a criar menos sombras, facilitando a visualização dos alimentos.

Além de ter um bom custo-benefício, os plafons distribuem bem a luminosidade e são disponibilizados em diversos formatos, como os redondos, quadrados e também de embutir.

A iluminação em cima da pia da cozinha, por exemplo, é um ótimo local onde o plafon utilizado, oferecendo visibilidade e praticidade a quem está na cozinha.

Conheça a Miresa

A Miresa é a solução para a iluminação da sua cozinha e de outros ambientes da sua casa.

Nosso objetivo é oferecer os mais diversos tipos de iluminação e aqui não estamos falando apenas do básico, mas sim de tornar a iluminação o diferencial da sua casa.

Nossas peças são inovadoras e fogem de uma iluminação tradicional e sem graça. A gente quer que a sua luza da cozinha da sua casa seja um ponto de destaque, compondo uma decoração que é a sua cara.

Veja um pouco do que você encontra na Miresa:

  • pendentes diversos;
  • plafons;
  • arandelas;
  • trilhos e spots;
  • lustre;
  • abajur;
  • luminárias.

Tudo isso, com um design diferenciado como você nunca viu. Se você ainda não conhece a Miresa, esse é o seu momento!

Conheça agora mesmo as melhores opções de iluminação para a sua cozinha na Miresa!

Conclusão

Agora que você já sabe onde encontrar as melhores iluminações fica mais fácil saber como iluminar a cozinha, não é mesmo?

A cozinha é um dos cômodos da casa que mais necessitam de uma iluminação correta e bem pensada, especialmente se você come no ambiente com frequência, cozinha bastante e gosta de se reunir com a família para as refeições.

Lembre-se de diversificar os pontos de luz e de utilizar cores frias e quentes, com base no objetivo de cada ponto de iluminação.

Pendentes, spots e plafons algumas das opções mais utilizadas na iluminação da cozinha e costumam funcionar muito bem junto a um bom projeto de iluminação. 

E aí, preparado para iluminar a sua cozinha da melhor forma? Então conte com a Miresa para te ajudar!

Leia também: Iluminação para Quarto: 4 Ideias de Luminárias e Tipos de Iluminação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre sua humanidade: 8   +   7   =