Pop Art: Veja Como Aplicar Este Estilo de Decoração em Todos os Ambientes da Casa
“Quando compramos um imóvel e pensamos na sua decoração, queremos antes de tudo transmitir personalidade. A gente espera que tudo tenha a nossa cara e o Pop Art é para quem busca irreverência, cores e energia.”
Hoje em dia, quase todas as tendências de decoração misturam objetos diferentes e divertidos. Já imaginou ter uma sala de estar colorida e estampada com fotos de celebridades, por exemplo? Assim é o Pop Art, um estilo que vem encantando arquitetos e designers há décadas e conquistando adeptos em todo o mundo cada vez mais.
Para residências, este tipo de decoração está sendo empregado também em quartos, cozinhas e banheiros. É uma tendência que veio para ficar, oferecendo muitas possibilidades de inovação e exploração da criatividade. Cada canto do imóvel pode expressar o bom gosto e a personalidade alegre de seu dono. Como não se encantar com a ideia?
Neste post, você descobrirá que é possível criar, em sua casa, cômodos seguindo o conceito do Pop Art. O material apresentado a seguir aponta algumas características desse belo estilo e como usá-lo nos ambientes. Acompanhe!
O Que é Pop Art
O termo “Pop Art” é uma abreviação em inglês para “Arte Popular”. Este movimento artístico surgiu na década de 1950, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Os precursores desse marco da pós-modernidade para a cultura ocidental foram Lawrence Alloway, do Independent Group, e Andy Warhol.
Para os decoradores, o Pop Art representa a quebra de ambientes neutros e austeros por meio de objetos chamativos e coloridos. A maior inspiração vem dos elementos da cultura popular. Peças de Bertoia, Eames e Saarinen são facilmente reconhecidas nos interiores e provam que não há mais distância entre arte erudita e arte popular. Todos podem desfrutar do bom design!
As Características do Pop Art
Década de 60: O Auge do Pop Art
Nos anos sessenta, auge do Pop Art, os ambientes passaram a ser decorados com peças em materiais como acrílico, látex e poliéster. Um exemplo clássico é a cadeira Panton, a primeira cadeira em plástico da história a ser fabricada em série. Criações como esta promoviam o movimento e os bens de consumo a baixo custo.
Era comum ver objetos fazendo referência a anúncios comerciais e artistas de televisão e cinema. Era uma forma irônica de criticar a sociedade materialista e consumista da época – ou seja, o retrato do capitalismo. Técnicas e tecnologias foram exploradas ao máximo, como a colagem e o neon.
Hoje em dia, é fácil encontrar decoração contemporânea com essa mesma “pegada”. Há muitas propostas para casas em cores fortes e vibrantes, com móveis de linhas dinâmicas e ornamentos fazendo referência à cultura popular. O interessante é que esses objetos são facilmente encontrados em lojas e feiras de artigos para o lar, como a Miresa Loja Virtual.
As Vantagens do Pop Art para a Decoração
Quem optar por decorar uma casa no estilo Pop Art perceberá que a maioria das peças utilizadas é de baixo custo. Isso ocorre porque muitos itens dessa linha artística são feitos em materiais mais baratos, como plástico e papel. Adicionar cor – a marca inconfundível do movimento – pode transformar um ambiente clean em um espaço vibrante e energizante.
É importante não sobrecarregar o ambiente com cores para não cansar os olhos. O equilíbrio energético e a harmonia visual são imprescindíveis para uma boa arquitetura e design de interiores.
Decoração Contemporânea no Estilo Pop Art
Quem aprecia o Pop Art pode começar, devagar, a decorar a sua casa com objetos inspirados nesse estilo. Profissionais costumam indicar a inserção de elementos menores, como almofadas, pufes, tapetes, cortinas e utensílios de cozinha coloridos. Adesivos e papéis de parede em vermelho brilhante, amarelo, roxo, azul e verde podem cobrir paredes, geladeiras, mesas e mais.
Tudo que é retrô combina bem com a decoração em estilo “Pop Art contemporâneo”, especialmente lembrando o período dos anos 50 e 60. Telefones velhos, rádios, televisores e refrigeradores antigos são ótimas opções. Fotos clássicas de Marilyn Monroe ou Elvis Presley e pôsteres com imagens de embalagens, quadrinhos e veículos também se encaixam bem.
O projeto luminotécnico também deve seguir a mesma ideia de criar um cenário colorido. No estilo Pop Art, o uso de luzes neon é comum. Pontos diferenciados do teto ou superfícies inusitadas, como prateleiras e nichos, podem ser destacados com fitas de LED, reforçando o conceito da proposta e realçando as artes e acessórios decorativos.
E aí, já definiu como vai fazer a decoração Pop Art em sua casa? Que tal começar colocando nas paredes da sala de estar algumas reproduções de obras pops famosas? E não se esqueça de explorar as opções da Miresa Loja Virtual para encontrar peças que tragam ainda mais energia e estilo ao seu espaço!