Antes de mais nada, uma luminária pendente é uma boa opção baratinha para iluminar e dar um charme na tua casa.
Em primeiro lugar, ela é mais em conta do que outras luminárias, tipo os plafons e abajures, e ainda dá um toque final que faz toda a diferença na decoração.
Mas fica de boa, se tu tá na dúvida do tamanho ideal da peça ou a que altura ela deve ficar pendurada, eu te ajudo com um guia completo.
Em quais ambientes posso usar a luminaria pendente?
Claro que sim!
Existem uma infinidade de cúpulas diferentes. Portanto, os pendentes são uma opção fácil e barata para adicionar cor ou textura em qualquer lugar da sua casa.
Mas antes de escolher o modelo certo para cada cômodo, é importante responder a uma pergunta: Qual é o objetivo da iluminação nesse espaço?
Se a intenção é ter uma iluminação geral, o melhor é escolher um pendente com uma cúpula translúcida que emita luz difusa.
As cúpulas de tecido deixam a luz suave e aconchegante, ideal para receber amigos na sala de estar ou jantar.
Pendentes com luz difusa também são uma excelente opção para o quarto. Ainda mais, pendurados ao lado da cama, criando um clima agradável para namorar ou simplesmente relaxar.
Qual a luminaria pendente ideal para se usar em salas e quartos?
A melhor luminária pendente para iluminação geral de quartos e salas é aquela com cúpulas que permitem a passagem de luz. Proporcionando uma luz difusa que ilumina o ambiente inteiro.
Mas se o objetivo for iluminação de tarefas específicas, como ler, preparar comida ou até mesmo comer, é melhor escolher um pendente com uma cúpula de vidro ou acrílico.
A luz emitida por esse tipo de pendente é mais forte e brilhante. Perfeita para a cabeceira da cama se você gosta de ler antes de dormir ou para a bancada da cozinha.
Qual o melhor pendente que posso colocar em bancadas e e salas de jantar?
A melhor luminária pendente para a sala de jantar é aquela com foco dirigido, emitindo luz na direção da mesa ou balcão.
Mas se o objetivo for iluminar e destacar pequenas áreas ou objetos, é preciso um pendente com luz focalizada.
A luz focalizada é gerada quando a cúpula do pendente é totalmente fechada na parte superior e feita de um material que não permite a passagem de luz, como metal. Assim, toda a luz emitida pela lâmpada é direcionada para baixo.
Esse tipo de iluminação é bastante decorativo e cria um efeito dramático. Quando o pendente é instalado ao lado do sofá ou sobre a mesa de jantar.
Qual tipo de lâmpada devo usar em pendentes?
Então, se você quer criar um ambiente aconchegante na sala ou no quarto. Prefira lâmpadas com uma cor mais amarelada e temperatura de cor em torno de 3.000 Kelvin.
Já para locais onde você precisa fazer alguma tarefa, como cozinhar, trabalhar, desenhar ou costurar, lâmpadas com uma cor mais fria e azulada são mais eficientes. Com temperatura de cor em torno de 6.000 Kelvin.
Qual o tamanho ideal do pendente?
Gente, sabe aqueles pendentes que ficam acima da mesa de jantar ou da bancada da cozinha? Então, eles devem ter cerca de ⅓ do tamanho da mesa ou balcão. Por exemplo, se a sua mesa tem 1,20m, o ideal é um pendente de 40cm ou dois de 20cm lado a lado. Essa mesma regra vale para mesas de cabeceira, de centro e laterais ao sofá. Já para mesas, bancadas ou balcões muito compridos, a melhor opção é usar vários pendentes menores do mesmo modelo. Agora, se você quiser pendurar a luminária no teto como iluminação geral do ambiente. Usa a fórmula que eu ensinei no guia de plafons, tá bom?